É na extremidade poente da nova aldeia da Luz que permanece resistente ao tempo o Monte dos Pássaros, construído junto à antiga estrada que ligava a aldeia da Luz à vila de Mourão.
O Monte dos Pássaros integra a casa de habitar - de onde se destacam a cozinha, a chaminé, o forno - e o grande estábulo, com a manjedoura corrida de xisto. No exterior distingue-se a cerca da malhada que forma um recinto que agora se projecta diante da água do lago.
A sala da manjedoura pode ser utilizada/alugada pelo público, como lugar de lazer e para piqueniques ou jantares; serve também de espaço de trabalho/estúdio no programa de Residências do Museu e em ações de formação.
A casa, parte habitacional do monte, foi recentemte reabilitada e é hoje visitável no circuito do museu. +
Informações sobre utilização do Monte dos Pássaros:
![]() | [527 Kb] |
Em plena aldeia, na Rua do Montinho, esta casa do museu é um bom exemplo do programa arquitetónico de reposição das casas da aldeia submersa.
Caiada com barras azuis e com pavimentos de xisto e carpintarias pintadas, a Casa da Aldeia tem três quartos duplos e um triplo, duas casas de banho e uma ampla cozinha, para além do grande quintal que se articula com os demais quintais da povoação. Encontra-se mobilada e equipada. A casa convida a experienciar a vida na aldeia.
Destina-se a ser utilizada por artistas, curadores, investigadores e outros profissionais que se encontrem a desenvolver trabalho com o museu através do programa de Residências do Museu.
![]() | mapa Luz | [216 Kb] |