Aconteceu
Paisagem Resgatada
arquitetura e paisagem
exposição temporária
11 abril 31 maio 2015
-
A construção da Barragem do Alqueva submergiu um vasto território, com uma determinada métrica, geometria e escala, que era a matriz e o testemunho secular da relação simbiótica entre o homem e o ambiente que o rodeia.

Rita Catarino (arquitecta e ilustradora) e Paulo Palma (arquitecto paisagista) trazem nesta exposição temporária produzida com o Museu da Luz uma nova compreensão da paisagem enquanto construção humana e um olhar sobre o processo de transformação territorial dos extensos campos de parte da raia Alentejana - o maior processo de transformação a que a Paisagem portuguesa foi submetida num tão curto período de tempo.

Reflecte-se sobre as recentes transformações que alteraram a identidade territorial e o paradigma, pré-existente, das culturas de sequeiro, para grandes culturas de regadio que têm vindo a instalar-se nos Latifúndios do Sul. Utilizando como meios a fotografia, o desenho, a imagem em movimento e a cartografia, e recorrendo também a testemunhos de habitantes locais, este projecto - que é simultaneamente de investigação e de criação artística - foca-se concretamente no território que ficou submerso.

ABERTURA 11/04 | 16H
evento Facebook
Fotografias: montagem e inauguração

Concepção Paulo Palma, Rita Catarino
Produção Museu da Luz
Textos (folha de sala) Dirk Hennrich
Apoio Grupo Nabeiro

Exposição prolongada até 28 de Junho de 2015.

Documento em formato application/pdf folha de sala[1053 Kb]
Documento em formato application/pdf legendas exposição[96 Kb]
Documento em formato image/jpeg cartaz[945 Kb]
Documento em formato application/pdf bios[314 Kb]
- -