Past Events
EXPERIÊNCIAS FOTOGRÁFICAS
workshop by Gulbenkian
Museu da Luz / Parque de Natureza de Noudar
11, 12 and 25 October 2014
-

No âmbito da parceria com o programa ‘Descobrir’ da Fundação Calouste Gulbenkian, sob a qual se produziu em 2013 o Pequeno Grande C, neste início de ano lectivo realiza-se o curso Experiências Fotográficas: olhar, decidir, enquadrar... click! , outra produção original da Fundação Calouste Gulbenkian.

Este curso de 15 horas pretende reequacionar a forma como nos relacionamos com a imagem fixa e com o documento fotográfico, numa época em que a facilidade de acesso a dispositivos captadores de imagens parece ter banalizado a fotografia. Utilizando o universo tecnológico ao nosso dispor, e o da imagem dominado pela população jovem nas suas redes de comunicação, este workshop providencia ideias e know-how para a utilização da fotografia e das suas técnicas em particular num contexto escolar. Desenvolve-se em três sessões diárias, onde se irão explorar técnicas fotográficas e sua aplicabilidade na comunicação e na educação, através de exercícios práticos, proporcionando ferramentas para a criação de projetos transdisciplinares variados e estimulantes.

Concepção e orientação: Maria João Carvalho, Hugo Barata
O curso está creditado para educadores de infância, professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial ao abrigo do protocolo de colaboração com o CEFOPNA-Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano. A creditação é de 0,6 créditos pelo total de 15 horas de curso.

Esta edição decorre no Parque de Natureza de Noudar (Barrancos) e no Museu da Luz (Mourão), tendo como cenário o potencial fotográfico de duas diversas e impressionantes paisagens naturais e culturais do Alentejo: no Museu da Luz o contacto com o espelho de água de Alqueva e com uma história inédita de transfiguração da paisagem; no Parque de Natureza de Noudar a imersão na natureza e na rudeza de um lugar de características únicas.

PROGRAMA

Sessão I, Parque de Natureza de Noudar
11 de outubro 2014, 10h-17h30 (pausa para almoço 13h30-15h)

Sessão II, Parque de Natureza de Noudar
12 de outubro 2014, 10h-13h

Sessão III, Museu da Luz
25 de outubro, 10h-17h30 (pausa para almoço 13h30-15h)

Produção: Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência, EDIA: Museu da Luz + Parque de Natureza de Noudar | Organização administrativa e pedagógica: Centros de Formação de Associação de Escolas do Alentejo

Fotografias

Document format: image/jpeg flyer[350 Kb]
- - - - -