Arqueólogica

O museu é depositário do espólio arqueológico da freguesia da Luz recolhido por ocasião das escavações arqueológicas decorridas entre os anos de 1998 e 2003 no quadro do ‘Plano de Minimização de Impactes Patrimoniais de Alqueva’. Este espólio é representativo da diacronia da ocupação deste território ribeirinho, incluindo importantes sítios desde a pré-história até à época moderna. Salientam-se a coleção proveniente do emblemático Castelo da Lousa; o espólio resultante dos trabalhos de levantamento artístico, arquitetónico e arqueológico da Igreja de Nª Srª da Luz, demolida e reconstruída na nova povoação; os artefactos encontrados no sítio romano Julioa 24, um casal agrícola localizado junto ao museu.