Á Luz do Alqueva- Design de Iluminação 7-11Julho 2014

A Luz parece ganhar múltiplos significados neste lugar: a aldeia e a sua história, o lago criado, o museu dedicado, o sol, a astronomia, e a iluminação pública.
O município de Mourão tem em seu património um dos céus mais escuros (não poluídos) de toda a
região envolvente do Lago Alqueva. A noite ganha então contornos de conhecimento e oportunidade, factor de renovada atração espiritual, ecológica e económica.

Nesta residência, José Nuno Sampaio, doutorando na KTH de Estocolmo (Suécia), investiga a paisagem e a ‘Luz’ no contexto do anoitecer, através do cruzamento entre design de iluminação e fotografia, com vista à instalação de uma peça de iluminação pública na paisagem, junto ao museu e ao lago, com tecnologia LED.

Parceria: Dark Sky Alqueva, Think Light-Sweden