A Minha Aldeia já não Mora Aqui

Catarina Mourão, Beja: Museu da Luz/ EDIA/ Laranja Azul, 2006, 58′

“Eu nasci debaixo desta água. Tinha dez anos quando tudo aconteceu. Há muitas coisas que me lembro bem, outras que são mais confusas…”

Durante seis anos a equipa da realizadora Catarina Mourão filmou o quotidiano da velha aldeia da luz, condenada a desaparecer debaixo das águas da barragem do Alqueva, e a instalação da comunidade na nova aldeia. A partir destas imagens e de redações de crianças da aldeia da Luz este documentário conta-nos em flash-back a singular história desta aldeia.Estas imagens fazem hoje parte do arquivo do Museu da Luz.

O filme foi nomeado para a edição de 2006 das Curtas de Vila do Conde; Ganhou o Best Documentary Award do FICC (International Federation of Cineclubs) no Festival Caminhos do Cinema Português, abril de 2007.