Reminiscência- Residência Artística Coletiva 26-29 Junho, 12-22 Julho 2017

«Os elementos participantes são cinco artistas oriundos de diversas partes do mundo, sendo dois portugueses, um moçambicano e dois italianos. O grupo tem trabalhado tanto em Portugal como internacionalmente.
O grupo pretende focar a sua atenção explorativa no espaço da Luz, o qual é visto como um lugar de estudo, compreensão, interpretação e representação do fluxo da vida e das mudanças do nosso tempo. A instituição deste diálogo artístico com o lugar escolhido prevê o desenvolvimento de espaços criativos e de intercâmbio, onde temas como identidade, memória, imagem, realidade, dentro de um contexto inevitavelmente social, são livremente explorados e desenvolvidos.
O projecto “Reminiscência” tem como objectivo explorar sinais, mitos, histórias e tradições inerentes à sua localização. “Reminiscência” pretende tornar-se num provedor de experiências significativas, de forma a auxiliar o público a activar a sua própria realidade, através de processos de recordação, memória e imaginação.
“Reminiscência” têm como objectivo a expansão dos limites da produção e consumo cultural. Partindo de pesquisas individuais, pretende-se formar e desenvolver uma estrutura comum a todo o grupo, sob a forma de criação artística. Durante as duas semanas de residência na Aldeia da Luz, uma análise conjunta das actividades de cada artista permitirá investigar confrontos, discussões e interações criativas.
O grupo quer trabalhar dentro de um conjunto orgânico de ideias, muitas vezes de forma não
convencional, transpondo elementos de tempos indefinidos em quadros específicos de interpretação contemporânea. Criar um mapa activo e multifacetado do ambiente integrado, o que se traduz em diferentes respostas artísticas e culminará com apresentações abertas ao público, através de ‘art-walks’ in site-specific, uma performance colectiva e uma exposição final.»

Inês von Bonhorst

Artistas participantes