Luz- Inauguração 29 de Junho 2017 / Renovada em 2022

Exposição focalizada na história recente da aldeia da Luz, em particular no período da mudança motivada pela barragem do Alqueva.
Objetos do passado, pertencentes à coleção etnográfica do museu e doados pelos habitantes da Luz, representam os ofícios ancestrais que ligavam os homens à terra e aos recursos naturais.
Estes objetos relacionam-se com o trabalho rural e dão enquadramento ao documentário ‘A minha aldeia já não mora aqui’, de Catarina Mourão, e a apontamentos audiovisuais produzidos na época.

Em 2022 a exposição de temática permanente foi reformada, retirando o núcleo da agricultura e introduzindo núcleos já expostos na exposição inicial do Museu, a saber: o núcleo da apicultura, o núcleo da matança do porco e renovando o núcleo do abegão e do ferreiro.